quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

DICAS DE ELETRICIDADES

O ATERRAMENTO


MEDINDO O TERRA
   O instrumento clássico para medir a resistência do terra é o terrômetro. Esse instrumento possui 2 hastes de referência, que servem como divisores resistivos conforme a figura 6 .
  Na verdade, o terrômetro “injeta” uma corrente pela terra que é transformada em “quedas” de tensão pelos resistores formados pelas hastes de referência , e pela própria haste de terra.
Através do valor dessa queda de tensão, o mostrador é calibrado para indicar o valor ôhmico da resistência do terra.

   Uma grande dificuldade na utilização desse instrumento é achar um local apropriado para instalar as hastes de referência.
  Normalmente, o chão são feitos de concretos  e  com certeza, fazer dois “buracos” no chão (muitas vezes até já pintado ou construído com muitos detalhes) não é algo agradável .
 Infelizmente, caso haja a necessidade de medir-se o terra . Não temos outra opção a não ser essa .
Mas podemos ter uma idéia sobre o estado em que ele se encontra sem medi-lo propriamente .
  A figura 7 mostra esse “truque” .

     Em primeiro lugar escolhemos uma fase qualquer, e a conectamos a um pólo de uma lâmpada elétrica comum. 
   Em segundo lugar, ligamos o outro pólo da lâmpada na haste de terra que estamos analisando. Quanto mais próximo do normal for o brilho da lâmpada , mais baixa é a resistência de terra .
  Caso  você queira ser mais preciso , imaginem um exemplo de uma lâmpada de 127 volts por 100 W (Sendo a rede  127v  fase-neutro).
  Podemos medir a corrente elétrica que circula por ela com um AMPERIMETRO, que para um “terra” considerado razoável, essa corrente deve estar acima de 600 mA . .
  Se você não tiver um AMPERIMETRO ou quer fazer outra medição , podemos utilizar um VOLTIMETRO em uma escala de AC como mostra figura 7a.
            Meça a tensão da rede entre a fase e o neutro. Em seguida, ligue uma lâmpada normal (aproximadamente 60W) com tensão correta  entre a fase e o neutro , e meça a tensão sobre a lâmpada conforme mostra figura 7a.
            Compare então as duas tensões medidas e calcule a diferença entre elas, que não deve ser inferior a 8
% !!
Exemplo :
    Numa tomada 127v (fase e neutro), ligamos uma lâmpada de 127v - 60W no terra e fase , quando meço entre terra e fase (fig  7a) , esta tensão não pode ser menos que 8% da tensão entre  fase-neutro  , em torno de 10v .
Caso esteja abaixo, é sinal que o aterramento não está suficientemente bom.
  Cabe lembrar a  você que , essa prática é apenas um artifício (para não dizer macete) com o qual podemos ter uma idéia das condições gerais do aterramento  (haste do terra) .
 
  Em hipótese alguma esse método pode ser utilizado para a determinação de um valor preciso .

Nenhum comentário:

Postar um comentário